segunda-feira, junho 30

lasanha vegetariana de beringela à bolonhesa

Segunda-feira é um bom dia para trocar receitas.


Ingredientes:

* Uma beringela grandinha e madura, cortada em rodelas médias
* Queijo muzzarela colonial ralado
* 2 xícaras de proteína de soja texturizada tamanho pequeno
* Molho shoyo
* 2 colheres de mostarda escura
* 3 folhinhas de manjericão fresco
* 7 tomates médios e maduros
* 4 dentes de alho
* Sal, pimenta do reino e molho de pimenta vermelho (a gosto)
* Uma pitada de açúcar
* Azeite

Primeiro o molho:

Tire o olhinho dos tomates. Corte-os em quatro pedaços (fazendo um X a partir dos olhinhos). Jogue-os em água fervente, durante 30 segundos. Escorra a água e coloque água fria por cima. Agora pegue cada tomate e tire a pele. Depois corte cada pedaço em mais quatro pedaços.
Corte dois dentes de alho e frinte em azeite quente. Antes que eles dourem, jogue os tomates. Agora é só deixar eles ali em fogo médio, até que derretam e virem molho. Quando já estiver uma boa quantia de molho você pode temperar com o sal, a pitada de açúcar, a pimenta do reino e as folhas de manjericão.

A soja:

Antes de tudo, coloque a soja de molho em água, com um pouco de sal. Para duas xícaras de soja se usa 3 xícaras de água.
Pique os outros dois dentes de alho e frite novamente em azeite quente. Escorra a água da soja e coloque ela junto para fritar. Acrescente shoyo até a soja ficar morena, depois coloque um pouco de molho de pimenta e a mostarda escura. Misture bem. Depois de 5 minutos (em fogo médio), jogue meia xícara de água e deixe ali para refogar. Quando a água secar, estará pronto.

A lasanha:

Quando o molho e a soja estiverem prontos, em uma travessa coloque uma camada de molho, uma de beringela, outra de molho, soja e o queijo ralado. Depois outra camada. Leve ao forno pré-aquecido por uns 15-20 minutos e pode servir.

6 comentários:

Júlia disse...

Falando em coisas vegetarianas, outros dia experimentei aquele hamburguer vegetariano e, pasme, achei BEM melhor que o de carne. só que agora num acho pra comprar! ô, vida... e lembra de umas sojas que a gente comprou pra um churrasco aqui em casa e que acabou não sendo usada pelos vegetarianos? então, eu e a denise destroçamos ela. mas essa foi mais por conveniencia do que por gostar da soja em si.

adoro meus comentários utilissimos.

fernanda f. disse...

Cara, isso parece tão bom...

Vitor Moraes disse...

ui, beringela.
mas confesso que ler as palavras "lasanha" e "bolonhesa" me fez lembrar uma lasanha maravilhosa que tem num restaurante no shopping estação. e claro, me deu água na boca e fome.

mudando de assunto, fiz meu - a princípio - ultimo post no blog, pretendo começar a me dedicar apenas ao blog de música.

veremos.
beijão nina.

Vitor Moraes disse...

pois eu não conegui...mudei o blog e tal, mas continua com alguns posts. mas preciso continuar a escrever, mesmo que pouco. agora é aqui que funciona: http://cinquentamilimetros.blogspot.com/

M. disse...

sem carne? estranho...
=P

sofiacurta disse...

o festival aceita videos faz tempo.